Como foi demonstrado nos tópicos anteriores, o hipertexto desenvolve a transferência de conhecimento em moldes semelhantes à forma como se representa a estrutura mental relativa ao conhecimento. Nesse sentido, a estrutura do hipertexto permite aumentar a compreensão do documento. Isso porque o cérebro humano funciona mediante a associação de ideias - princípio norteador da tecnologia do hipertexto.
Ora, quem busca a informação, o consumidor – o leitor, enfim –, precisa compreender o que lê, atribuir sentido ao texto. Essa compreensão do que se lê, se caracteriza pela construção de um modelo mental que representa os objetos e as relações semânticas entre as unidades de informação.
Cada unidade de informação possui sentidos que são desvendados ou atribuídos pelo leitor, a partir de sua capacidade ou habilidades desenvolvidas pelas experiências anteriores. Quem lê deve trazer consigo uma bagagem mínima de conhecimentos prévios, sejam da língua, do objeto do texto que se lê ou da cultura acumulada.
A tecnologia hipertexto informático determina que haja uma 'relação simbólica' entre o autor do documento e o utilizador. A partir daí, criam-se "novos métodos de interação textual e a necessidade de desenvolver alternativas aos modelos tradicionais de acesso à informação de ensino" (Staninger, 1994, p.51).
Referências: Aqui e Aqui
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Staninger, S.W. (1994). Hypertext Technology: Educational Consequences.
Educational Technology
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