Por Juliana Lisboa
A navegação está baseada nas interações e associações de ideias e conceitos, organizados sob a forma de links ou hiperlinks.
O link, é uma palavra inglesa que quer dizer, literalmente, elo. Criar um link num texto significa estabelecer um elo, uma ligação com outra página, outro texto, que o leitor pode seguir diretamente, ou que é seguido automaticamente. São os pontos de referência para um documento inteiro ou para um elemento específico dentro de um documento.
Hipertexto é um texto com hiperlinks. Tal texto normalmente é exibido com um computador. Um sistema de software para exibição e criação de hipertexto. Um hiperlink tem uma âncora, que é um local dentro de um documento, a partir do qual o hiperlink pode ser seguido, esse documento é conhecido como seu documento de origem. O destino de um hiperlink é o documento ou localização dentro de um documento. O usuário pode seguir o link quando sua âncora é mostrada pela ativação de alguma forma (muitas vezes, por tocar, ou clicando com um dispositivo apontador), que tem o efeito de exibir seu alvo, muitas vezes com seu contexto. Em alguns hipertextos, hiperlinks podem ser bidirecionais: eles podem ser seguidos em duas direções, portanto ambos os pontos de agir, como âncoras e destinos.
O exemplo mais comum de hipertexto hoje é a World Wide Web, por exemplo, em uma obra de referência online como a Wikipedia, muitas palavras e termos no texto são com hiperlinks para definições desses termos. Hiperlinks são frequentemente usados para implementar mecanismos de referência para computador, tais como tabelas de conteúdo, notas de rodapé, bibliografias, índices e glossários. Em sistemas de hipertexto, como já foi dito, um link é uma referência a outro documento. Tais ligações às vezes são chamadas hot links porque ira levá-lo a outro documento quando você clicar nele.
O efeito de seguir um hiperlink pode variar com o sistema de hipertexto e por vezes no próprio link, por exemplo, sobre a World Wide Web, o documento de destino substitui o documento sendo exibido, mas algumas são marcadas para fazer com que o documento de destino abrir em uma nova janela. Outra possibilidade é transclusion, para os quais o destino de link é um fragmento do documento que substitui a âncora de link dentro do documento de origem. Uma terceira opção existe quando um programa de software automático percorre o hipertexto após cada hiperlink e reuni todos os documentos recuperados. Esse programa é dito ser spidering ou rastreando o hipertexto.
Portanto, os links permitem a interatividade e a livre escolha para começar a leitura por qualquer um dos textos que compõem a teia, pontos que o levam a outros textos ou outras mídias para complementar o sentido de sua leitura.
Referências: Aqui, aqui e aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário