domingo, 24 de abril de 2016

Redes hipertextuais na atuação das práticas pedagógicas

Por Pétalah Morais

O hipertexto permite a personalização do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que o aluno pode trabalhar em seu próprio ritmo, nível e estilo, fazendo uma inter-relação com diversos assuntos de seu interesse, pertinentes ao tema estudado.

No processo de aprendizagem, sistemas de hipertexto facilitam a descoberta e construção da leitura e do próprio conhecimento, uma vez que o aluno passa a ter contato com diversos links, a partir de suas curiosidades e interesses. Dessa forma, a aprendizagem passa a ser interdisciplinar, mais contextualizada e globalizada, além de duradoura e transferível.

O professor passa a ser um colaborador no processo de ensino-aprendizagem e o aluno torna-se atuante no processo de aquisição de conhecimentos, pois o papel do professor é de atribuir significados às informações transmitidas, associando e levando-se em consideração as experiências de vida, a cultura e os conceitos nos quais os sujeitos estão inseridos na sociedade.

Referências: Aqui e Aqui

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