domingo, 24 de abril de 2016

Novos parâmetros de leitura e de conhecimento


Por Lílian Cavalcante

Os meios audiovisuais nos apresentam uma nova forma gramatical de conhecimento, a multimídia e a hipermídia, através delas novos conceitos de leitura e busca pelo saber são acrescentadas às práticas já existentes.

O termo multimídia significa aquilo que emprega diversos suportes ou diversos veículos de comunicação (Levy 1999).

O site Adriel Café tenta esclarecer que, os "componentes" que formam o conceito de multimídia são: os sentidos (visão, audição, tato...), meios de comunicação (Televisão, rádio, jornal, internet...), tipos de representação (escrito, vídeo, áudio, imagem, símbolos...). Em resumo: multimídia é a utilização de múltiplos meios para realizar a comunicação.

A hipermídia, de acordo com Vicente Gosciola (2004), é “o conjunto de meios que permite acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo e não linear, possibilitando fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e, até, extrair textos, imagens e sons cuja sequência constituirá uma versão pessoal desenvolvida pelo usuário”.

O que antes era aceito como a mais adequada forma de aprendizagem, na escola, com um professor (emissor) que transmite seu saber para seu aluno (o receptor), hoje, se tornou apenas parte do processo, mas não a única e exclusiva forma de aprender.

Com a era tecnológica, a busca pelo conhecimento acontece de forma acelerada, imediata e em um click, tudo pode ser apresentado, seja através de textos, imagens ou vídeos. Essa diversidade complexa e infinita provinda dos meios audiovisuais e da internet, transformou o conceito tradicional de educação, ampliando em todos os âmbitos o processo de aprendizado (veja o vídeo abaixo).



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